A SBM Offshore, líder na produção flutuante e sistemas de amarração, começará em fevereiro de 2014 a construção dos dois projetos grandes para a Petrobras, o FPSO Cidade de Maricá e o FPSO Cidade de Saquarema.
Serão construídos de 12 a 14 módulos de produção e sua integração para cada FPSO, no estaleiro Brasa em Niterói (RJ), join venture da empresa com o Grupo Synergy, no prazo de aproximadamente 15 meses.
Ambas as plataformas irão operar na produção de petróleo no campo de Lula, no pré-sal da bacia de Santos, no bloco BM-S-11 cuja concessão é da Petrobras (65%), BG E&P Brasil (25%) e Petrogal Brasil (10%). As plataformas são de propriedade do consórcio formado pela SBM Offshore, Mitsubishi Corporation, Nippon Yusen Kabushiki Kaisha e Queiroz Galvão Óleo e Gás. A SBM é o sócio controlador com 56%.
O FPSO Cidade de Maricá tem entrega prevista para 2015 e o FPSO Cidade de Saquarema para 2016. O valor total do contrato de aquisição das duas plataformas é de aproximadamente US$ 3,5 bilhões.
O estaleiro Brasa está interligando os módulos do FPSO Cidade de Ilhabela, que serão entreges no segundo semestre de 2014. O navio veio da China para integração ds módulos no estaleiro. Este processo cai se repetir com as duas FPSO´s, cuja chegada do primeiro casco esté prevista para março de 2015.
O que também vai se repetir é a parceria de sucesso com o SISCOJ como sistema padrão para o Controle de Qualidade, o qual reduziu os custos e aumentou o desempenho do estaleiro no projeto da FPSO Cidade de Ilhabela.
No Brasil a SBM Offshore possui cerca de 2.800 funcionários, 200 no escritório no Rio de Janeiro e mais 2.600 no estaleiro Brasa em Niterói.
SiscoJ © 2010. Todos os direitos reservados.